ESTE ARTIGO TEM SPOILERS

(Imagem: reprodução)

O apagamento da bissexualidade é real. No filme “Bohemian Rhapsody”, por exemplo, Freddie Mercury é retratado o tempo todo como um homem gay, e não bissexual. Por isso ficamos com um pé atrás quando começamos a ver “The Bisexual”, uma série que começa com sua protagonista dizendo que a bissexualidade é um mito. Felizmente, esta é uma série de desconstrução: dos espectadores e dos próprios personagens, que carregam preconceitos contra os outros e até contra eles mesmos.

Leila (Desiree Akhavan) e sua namorada Sadie (Maxine Peake) são sócias. Em uma entrevista sobre o negócio delas, o…


Arquivo pessoal da autora, 2006

Durante a pandemia, não foram poucas as vezes em que me peguei pensando no passado, rememorando os anos que ficaram para trás, com carinho.

Lembrei-me de quando era criança, quando as notícias não surgiam em notificações na tela do celular um minuto após ocorrerem, quando a maior frustração vinha ao ligar a televisão e o desenho ser repetido.

Lembrei-me dos anos em que estudei à tarde numa escola pequena, quando o maior problema que tínhamos a resolver era quem ia sentar na primeira carteira, quando eu comi o melhor bolo de chocolate de todos os tempos em um recreio especial…


(Image: reproduction)

When I was a kid, I interpreted non-animated movies as “slices of life”. I often knew nothing about the characters’ lives in the beginning of the movie, and because of that I had a lot of inferences to make. I felt smart making these inferences. Of course, if I watched back then the film that better exemplifies a “slice of life” film, I wouldn’t fully appreciate it. This film is “Cléo from 5 to 7”.

Cléo Victoire (Corinne Marchand) is a singer who is waiting for the result of her cancer screening. She has two hours to wait until the…


(Imagem: divulgação Sambaqui Cultural)

O arquipélago de Fernando de Noronha tem uma população estimada de 3100 pessoas. Nos últimos 17 anos, apenas quatro pessoas nasceram lá. Taxa de natalidade baixíssima? Não: esse número minúsculo é o resultado de uma lei absurda que exige que as grávidas deem à luz em Recife, capital de Pernambuco, a quase uma hora de voo da ilha principal – o que não parece ser muito, mas para uma grávida é uma viagem desconfortável. O documentário “Proibido Nascer no Paraíso” joga luz nesta realidade ao acompanhar três gestantes e questionar os interesses por trás da lei restritiva.

Ana Carolina, mais…


(Imagem: divulgação)

A tragédia grega nos conta que Medeia era a feiticeira e filha do rei Eestes que ajudou o herói Jasão a conquistar o Velocino de Ouro, uma relíquia que o herói teria de entregar para Pélias, rei ilegítimo de sua terra natal. Após a morte de Pélias, Jasão e Medeia viveram felizes por um tempo, até que Jasão a trocou por Glauce, filha do rei de Corinto, Creonte, e Medeia foi exilada com os filhos. Medeia buscou então uma cruel vingança.

A história de Medeia é universal e toca a todo tipo de público, não tendo ficado restrita aos teatros…


(Imagem: reprodução)

Uma senhora com as unhas pintadas de vermelho ensina a neta a fazer um coquetel molotov. Ao lado do simples projeto de “faça-você-mesmo” está um cinzeiro cheio de cigarros. A avó, sorridente, joga o explosivo em câmera lenta. Depois, vai de carro com a filha e a neta conferir o estrago feito há tempos por um de seus explosivos — e se mostra orgulhosa dele, o que faz com que a filha a repreenda. Excêntrica, a vovó também lustra seus sapatos enquanto espera por uma consulta médica num hospital — lá dentro, o médico revela que ela tem catarata, provavelmente…


Prioridades.

Um momento de crise é um tempo para reconsiderarmos nossas prioridades. É quando se torna claro o que é importante e o que não é. Todos nós tivemos de repensar nossas prioridades quando a pandemia de coronavírus começou — e quando eu digo “nós”, eu não estou me referindo apenas a mim e a você, mas também aos governos. Considerando as medidas tomadas pelo governo brasileiro nos nove primeiros meses da pandemia que já matou mais de 200 mil pessoas no país, podemos dizer que a prioridade deles é proibir o aborto.

Em março, no comecinho da pandemia, o…


Illustration by Daniela Gilsanz

A moment of crisis is always a time for us to reconsider our priorities. It’s when it becomes clear what is important and what isn’t. We all had to rethink our priorities when the coronavirus pandemic started — and when I say “we all” I’m not saying just you and me, but also the governments. Considering the measures taken by the Brazilian government in the first nine month of the pandemic that already killed more than 200,000 Brazilians, we can say that their priority is to ban abortion.

In March, in the very beginning of the pandemic, the biggest legal…


(Imagem: assessoria de imprensa)

Monika (Barbora Bareikyte) vive com a mãe, Jolanta (Gabija Jaraminaite), pianista obrigada a trabalhar numa fábrica de peixe para sobreviver, e com a avó (Jurate Onaityte), claramente apresentando sinais avançados de demência. Monika tem uma bela voz e, com a mãe tocando teclado, se apresenta de vez em quando. É numa destas apresentações ocasionais, no funeral de um colega de trabalho da mãe que cometeu suicídio, que Monika chama a atenção de um produtor musical que a convida para cantar em um castelo. Para desencorajar a filha da ideia de aceitar a proposta, Jolanta doa o teclado para o centro…


Imagem: site oficial

Não se deixe enganar pelo título em inglês: “Umbrella” é um curta-metragem brasileiro — e de muito sucesso! Depois de ser exibido com êxito em diversos festivais ao redor do mundo, o curta agora busca uma indicação ao Oscar de Melhor Curta-Metragem de Animação. E há chances: com uma história simples, sem diálogos — portanto, universal ao se livrar da barreira da língua — e emocionante, “Umbrella” tem grandes chances de viralizar em sua estreia digital, que acontece entre sete e 21 de janeiro. …

Letícia Magalhães

Lê. Latina. Aspie. Cinema. Feminism.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store